3 – O Acaso

30 de dezembro de 2015

Os pequenos atos cotidianos são às vezes tão banais que sequer damos importância. Contudo, como pequenas chaves, esses eventos podem ser capazes de abrir gigantescas portas. Neste terceiro episódio de Crônicas, Ivan Mizanzuk apresenta três novas histórias de nossos possíveis futuros colaboradores: Wilton Santana fala sobre estranhos em terras estranhas; Gustavo di Lorenzo fala sobre a sorte que temos em estar vivos; e Pablo de Assis demonstra como um psicólogo às vezes depende muito mais do acaso do que se imagina.

>> 0h06min54seg Ato 1: “Não Fale com Estranhos”, de Wilton Santana
>> 0h15min28seg Ato 2: “Sorte”, de Gustavo di Lorenzo
>> 0h26min40seg Ato 3: “O Dito e o Não Dito”, de Pablo de Assis

 

Descrição da Arte: trecho de “Number 8”, obra de Jackson Pollock (1949).

Links

Portfólio no Vimeo de Wilton Santana
Mitografias – Site onde é publicado o Papo Lendário, podcast em que Pablo de Assis participa
Facebook de Gustavo di Lorenzo, onde ele posta alguns de seus textos

Transcrição

Ivan (narração): Olá, pessoal. Eu sou Ivan Mizanzuk e este é o Projeto Humanos. Histórias reais sobre pessoas reais. Talvez vocês não saibam, mas eu sou professor universitário e a minha vida acadêmica é uma bagunça. Eu me formei em Design Gráfico em julho de 2007, e em agosto eu já começava o meu mestrado na PUC de São Paulo, no programa de ciências da Religião. E como diabos eu fui parar lá?

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Dois anos antes, eu havia tido um sonho. Nele, eu fazia parte de uma sociedade secreta que, veja só, se encontrava em sonhos. Éramos guerreiros oníricos e lutávamos pelo equilíbrio do mundo dos sonhos, lutando contra pesadelos. Quando eu acordei, eu pensei, tenho que escrever sobre isso. Mas eu não escrevia. Quer dizer, eu era alfabetizado, sim, mas eu não tinha ideia de como começar uma história. Então, eu comecei a pesquisar sobre essa arte. Eu vi um artigo ou outro na internet e vi alguém dizendo que, antes de se escrever sobre algo, devia-se pesquisar sobre o assunto. Era a época do Orkut e eu, viciado nas comunidades que tinham lá, encontrei uma chamada “Interpretação de sonhos”. Os debates que tinham lá não me interessaram tanto, mas eu decidi dar uma olhada nas comunidades relacionadas. Então, eu vi a foto, ali, de um velhinho de lado, uma foto preto e branca, ele fumava um cachimbo, usava óculos. O nome da comunidade era “Carl G. Jung”.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Pesquisei sobre ele no Google e descobri que ele tinha sido um psicólogo, que faleceu ali pela década de 60, que tinha trabalhado um tempo com Freud, e que tinha desenvolvido uma teoria dos sonhos bem curiosa, que envolvia mitologia, histórias de ficção, enfim. Coisa bem legal. Um dia depois, eu fui para a biblioteca da faculdade e emprestei o livro “O homem e seus símbolos”, a obra que ele havia escrito pouco antes de morrer, e que era dedicada, justamente, a apresentar a sua teoria para leigos como eu. Já nas primeiras páginas, eu estava fisgado. Aquele velhinho suíço já era parte das minhas leituras diárias. O mais interessante, quando nos conectamos com o autor, é que a gente não se contenta apenas com ele. A gente quer cada vez mais, e só ele já não basta. Eu li livros de seus alunos, fiz alguns cursos, mas eu queria pegar aquela atitude, aquele olhar, e explorar outros cantos do mundo. Então, eu reli a obra de Quadrinhos “Sandman”, do Neil Gaiman, que fala sobre esse mundo de sonhos. Era algo bem diferente daquele sonho que eu tive, claro, mas, pô! Era uma referência importante, se eu queria escrever algo sobre o assunto. E do Neil Gaiman, eu fui pro Alan Moore, que é outro gênio dos quadrinhos. E eu notei que ambos falavam muito de magia. Então, eu fiz o óbvio, decidi ler obras sobre magia. E pesquisei sobre magos que haviam existido de verdade e, novamente, no bom e velho Orkut, encontrei um nome que sempre se repetia. Um tal de Aleister Crowley.

(FADE IN E FADE OUT DE TRECHO DA MÚSICA “Mr. CROWLEY”, DE OZZY OSBOURNE)

 

Mr. Crowley, what went on in your head…

Ivan (narração): Um mago inglês que foi muito importante para o esoterismo ocidental, na virada do século 19 para 20. Eu não sou uma pessoa que tem preocupações religiosas, mas o tema me fascinava. E de repente, eu me vi colecionando as obras do Crowley e conversando com magos praticantes da sua doutrina. E tudo virou pesquisa de campo.

(FADE IN E FADE OUT DA MÚSICA “Mr. CROWLEY”, DE OZZY OSBOURNE)

 

You fooled all the people with magic

You waited on Satan’s call

 

(INTERRUPÇÃO ABRUPTA DA MÚSICA)

Ivan (narração): Então, a faculdade de Design estava no fim, e eu queria seguir carreira acadêmica. Me falaram que era importante fazer um mestrado. Eu ia me formar em julho e, coincidência ou não, fiquei sabendo que a PUC de São Paulo estava abrindo seleção para mestrado em vários programas, no mesmo período. Eu me formaria e já começaria os estudos novamente, era perfeito. Mas eu já estava achando Design muito chato, e eu estava interessado em mitos, magia, sonhos. Pensei que a Psicologia seria um caminho óbvio, mas me informaram que não aceitariam um designer lá. Na Filosofia, foi pior ainda: Jung não era filósofo para eles, e Crowley era um maluco que vestia preto e que ninguém nunca tinha ouvido falar. Contudo, alguma alma caridosa ali do programa de Filosofia  falou, “por que que você não tenta o programa de Ciências da Religião?”

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Tantos emails idos e vindos, acabei trocando um com o coordenador do curso de Ciências da Religião e, para o meu espanto, ele disse que eu conseguiria estudar lá, dada a postura interdisciplinar do curso. E não apenas isso: que eu poderia estudar Crowley usando Jung. Parecia sonho, mas era real pra caralho. No final, a minha pesquisa foi um pouco diferente do plano original. Sim, tinha Crowley, tinha Jung, mas outros autores vieram brincar comigo. E a tal obra sobre guerreiros dos sonhos nunca saiu do papel. Mas tantas outras coisas vieram dali. Meu mestrado me levou a conhecer, de forma mais aprofundada, Sociologia, Filosofia, Psicologia, História, e tudo isso influenciou no meu doutorado, que foi sobre Design e Arte, finalmente. Lancei um livro de ficção, no ano passado, envolvendo magia e demônios, e fiquei bastante satisfeito com ele. Alguns leitores gostaram também. Tudo começou num sonho bobo, que hoje eu nem tenho interesse em escrever sobre. Mas isso eu digo agora. De repente, amanhã, um novo sonho pode vir e eu mudo de ideia totalmente. Mas quando me dizem que sonhos são capazes de mudar a vida das pessoas, eu não duvido mais.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Enfim, como vocês já devem estar sabendo, nossa segunda temporada do Projeto Humanos ainda está sendo produzida e, enquanto ela não chega, continuamos com nossos programas de crônicas, produzidas pelos candidatos a novos colaboradores. Hoje, vocês vão conhecer mais três deles. E o tema do episódio de hoje é: “O acaso”. Sim, o acaso, o inesperado, o aleatório. Aqueles pequenos eventos que, na hora, não damos grande importância, mas, depois de alguns anos, quando olhamos para trás, percebemos que mudaram totalmente as nossas vidas, e levam a grandes debates filosóficos sobre se o destino existe ou não. Nós somos pequenos demais para responder uma pergunta tão grande, mas vamos explorar um pouco dessas possibilidades. Esperamos que gostem.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Ato 1, Não Fale com Estranhos. Não é à toa que, em Inglês, o termo “alien” se refere não apenas a seres de outros planetas, mas também a estrangeiros. Quando estamos num país totalmente diferente do nosso, nos sentimos alienígenas, vagando por aí, sem muita direção, e tudo que acontece parece ser meio aleatório. E é sobre este sentimento que Wilton Santana nos fala, em sua crônica, totalmente produzida por ele.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Wilton (narração): Eu estava morando na China há umas três semanas. Tava uma manhã bem gelada, mas, mesmo assim, eu tava com vontade de dar uma volta no parque. Eu só não podia gastar muito. Na minha carteira só tinha uns 20 yuans, é dinheiro suficiente pra pagar a passagem do metrô e comer um lanche.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Wilton (narração): Eu tava caminhando, tirando fotos de árvores. E aí (efeito sonoro, uma saudação em chinês), falou pra mim um chinês, com aquele sorrisão na cara. E ele meio que surgiu do nada. Eu tirei o fone de ouvido e a primeira coisa que eu pensei foi “eu não posso comprar nada, não, cara”. Só que ele tava com outros dois amigos, um casal. Eles falaram os nomes deles, mas eu sou péssimo com nomes, eu esqueço rapidinho. Disseram também que estavam estudando Inglês, queriam conversar comigo só pra praticar, sabe, tipo, se comunicar mesmo. Então, eu achei que não tinha problema nenhum. Sentamos no gramado e começamos a conversar. Eles perguntaram de onde eu era, se eu era americano. Eu disse que eu era brasileiro (efeito sonoro de exclamação de surpresa em chinês). E isso, pra eles, era a coisa mais legal do mundo.

Wilton (narração): Perguntaram o que eu tava fazendo na China. Eu disse que tava trabalhando, eu era designer, eu tinha acabado de chegar. Eu queria impressionar, então, eu disse (efeito sonoro, uma voz fala uma frase em chinês), que significa: “eu não falo Chinês muito bem” (ele solta uma risada). Disse que era uma das poucas coisas que eu aprendi, juntamente com “bom dia”, “boa noite”, “obrigado” e “onde que fica o banheiro?”. E eles riram como se aquela piada fosse a mais engraçada do mundo. Acho que eu nunca encontrei pessoas tão interessadas em saber coisas sobre mim. E não era um interesse intrusivo, sabe. Era pura curiosidade e ignorância mesmo. Como quando perguntaram se o idioma do Brasil era o espanhol. Não saber o idioma local realmente era uma barreira, e eu tava me sentindo meio sozinho. Tava sentindo falta de poder conversar com alguém. Parecia ser uma boa oportunidade pra, finalmente, fazer amigos.

Wilton (narração): E então, eles me convidaram pra assistir uma cerimônia tradicional do chá. Eu não tinha nada melhor pra fazer e aceitei. Só tava um pouco preocupado com meu orçamento. O céu era o limite, até 20 yuans. Eu achei que fosse ali no parque, achei que era algum evento aberto pro público. Mas atravessamos a avenida, passamos pela estação de metrô e fomos pra uma espécie de centro comercial. Um pouco longe da área do parque. A paisagem verde ficou um pouco mais cinza. Sabe quando você sente que tem alguma coisa estranha, alguma coisa errada? Pior que eu já tava completamente perdido, eles pegaram tantos atalhos. Eu olhava em volta e não fazia ideia de onde a gente tava. Eu queria perguntar, mas eles não paravam de me fazer perguntas. E finalmente, entramos num prédio, uma espécie de galeria. Vendia de tudo: eletrônicos, doces, roupas. Tinha um cheiro forte de incenso. Enquanto esperava pelo elevador, eu notei que as pessoas das lojinhas me olhavam estranho. As pessoas ali eram estranhas.

Wilton (narração): (efeito sonoro de porta de elevador antigo) Subimos num elevador apertado, mal cabíamos nós quatro ali dentro. Chegamos no local da cerimônia de chá e… Caramba! Dragões, cores vermelhas e amarelas, ideogramas, uma estátua de ouro de Buda. Mas, olhando bem, tudo parecia meio falso. Fomos recepcionados por uma mulher vestida de cheongsam, um vestido chinês tradicional com gola mao e abotoamento diagonal. A gente sentou numa mesa redonda, em cima da mesa haviam vários saquinhos de tecido com grãos dentro e quatro pratinhos pequenos, pratinhos do tamanho de uma colher de sopa. A moça do cheongsam pegou um menu, ela mostrou de longe. Eram uns ideogramas miudinhos sem nenhuma tradução, e explicou tudo em mandarim.  Eu fiz cara de quem entendi tudo, mas não entendi nada. Só conseguia pensar em quanto isso ia me custar, mas eu fiquei com vergonha de perguntar. Bom, qualquer coisa eu voltava para o apartamento a pé. Só não queria passar vergonha com os meus novos amigos.

Wilton (narração): Então, a cerimônia começou. A moça pegava os ingredientes e misturava dentro de um pote como se dançasse com as mãos. Ela colocava água quente e mexia. Jogava o chá pronto em cima da cabeça de um sapo de jade. O chá transbordava, entrava por um furo e caía dentro das taças. Lembra dos pratinhos? Na verdade, eram as taças do chá. Eh, chá sem açúcar pra mim é meio estranho. Pra te falar a verdade, parecia água quente suja. Mas meus amigos estavam bem entusiasmados. Eles tiravam fotos da apresentação e falavam: “Olha que legal! Você viu isso?”. Mas era muito estranho. Parecia um pouco decorado e ensaiado. Depois de beber umas três taças, minha consciência me mandou pedir pra eu parar.

Wilton (narração): Então, eu disse que tinha que ir embora e dei um sorriso torto, sem graça, todo errado. Meus amigos ficaram um pouco chateados, insistiram pra que eu continuasse, mas eu insisti em parar.  Eles disseram que estava tudo bem e eu ouvi o desapontamento nos seus rostos. Pediram a conta e a moça do cheongsam saiu da sala.  Meus amigos explicaram que o valor total era por degustação, ou seja, cada taça que eu tomei era um valor e cada tipo de chá que eu experimentei era um outro valor. Aí, eles falaram que eram estudantes e que não tinham muito dinheiro, pediram para que eu pagasse a parte deles.  Ela voltou com a nota fiscal e entregou para mim, o valor total de: 360 yuans.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Wilton (narração): Eles aceitaram que eu pagasse só 20 yuans, e eu fui embora. Caí em um sistema de extorsão, chama-se tea scam. Um grupo de locais abordam turistas desavisados, tornam-se seus amigos, convidam pra assistir uma cerimônia tradicional de chá com valor inflacionado, mas o chá é falso e os amigos são falsos também. Encontrei depoimentos em blogs de pessoas que chegaram a gastar mais de três mil dólares nessa brincadeira. Também li sobre pessoas que apanharam por não querer pagar. No caminho pra casa, eu vi um outro turista sendo abordado por um grupo de três chineses. A mesma conversa, o mesmo teatrinho, só não eram as mesmas pessoas. Eu poderia ter ajudado ele, mas acho que essa experiência toda também me custou um coração um pouco mais gelado. Quando eu era criança e saía para brincar na rua, me mandavam não falar com estranhos. Parece bobo e eu nunca me importei muito com isso, eu sempre confiei demais nas pessoas. Não falar com estranhos significa entender que algumas pessoas disfarçam más intenções com simpatia.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Wilton Santana é motion designer e geek nas horas vagas. Formado em comunicação digital, produção audiovisual e já trabalhou desde editor de vídeo para casamentos e festas de aniversário até promotor de vídeo profissional para empresas do varejo. Em 2014, ele correu atrás de um sonho maluco e mudou-se para o Japão, onde embalou hambúrgueres até conseguir entrar na indústria de games. Ele mora lá até hoje e você pode conferir o seu trabalho no seu canal do Vimeo, que é “wsantana”. O link está na postagem.

(FADE IN E FADE OUT DE TRECHO DA MÚSICA “PEOPLE ARE STRANGE” – THE DOORS)

 

When you’re strange

Faces come out of the rain

When you’re strange

No one remembers your name

When you’re strange,

When you’re strange,

When you’re strange

Ivan (narração): Ato 2: “Sorte”. Você já parou para pensar no quão sortudo você é apenas por estar vivo? Gustavo di Lorenzo, o produtor dessa história, já pensou sobre isso, como ele deixa claro na crônica a seguir.

Gustavo (narração): Eu e o cara que morava comigo estávamos na sala olhando, pálidos, um para a cara do outro. Meu coração estava maluco. Toca o interfone e o porteiro grita:  “Foram vocês? Desce aqui, caralho!”.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Gustavo (narração): Existem momentos da nossa vida em que perdemos o controle de tudo que ocorre ao nosso redor. E isso assusta demais. Eu morava no sétimo andar da Rua da Consolação. A Rua da Consolação liga o centro antigo de São Paulo à Avenida Paulista. Ou seja, ela liga uma região antiga, malcuidada e de ruas estreitas, para a larga avenida que é o cartão-postal gourmet da grande metrópole brasileira. Minha janela dava para a própria Consolação, mais precisamente, para o movimentado cruzamento de semáforos que fecham de trinta em trinta segundos, causando buzinas quando fechado e acúmulo de pessoas querendo atravessar quando aberto. Eu acordei de ressaca nesse dia, era por volta de duas da tarde. Devo ter espreguiçado e ficado puto por não ter uma cortina para impedir a luz de entrar no meu quarto. Fui até a janela e a abri. Era uma janela basculante, daquelas que você empurra para fora e ela sobe. Nesse dia, ela não subiu. A janela caiu no cruzamento onde dezenas de pessoas se acumulam para esperar os carros passarem. Nessa hora, eu senti que não tinha controle.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Gustavo (narração): O centro de São Paulo foi ocupado por pessoas de grande poder aquisitivo durante boa parte do século XX. São milhares de prédios com apartamentos amplos, salas enormes, banheiros com hidromassagem e ducha. Hoje, eles tem um aluguel relativamente barato, já que, a partir da década de 70, surgiram novos centros financeiros na cidade, sucateando a região central. Por isso, esses apartamentos têm uma infinidade de problemas de infraestrutura. Nesse apartamento da Consolação, por exemplo, caía água no apartamento da vizinha de baixo toda vez que eu tomava banho. Os tacos do piso eram quase todos soltos e, nesse dia, uma janela malcuidada poderia ter me tornado um assassino.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Gustavo (narração): Na hora em que a janela caiu, eu senti que não tinha controle. O tempo se perdeu. Pareceu uma eternidade entre o momento em que ela caiu da minha mão até o barulho de vidro estraçalhado. Depois vieram os gritos, muitos gritos, buzinas, e eu não tive coragem de colocar a cabeça para fora. Corri desesperado para o quarto do cara que dividia o apartamento comigo, o acordei gritando seu nome e ele me perguntou, assustado, por que eu estava tão pálido, e eu contei a história. Correu até o meu quarto e colocou a cara para fora. Uma multidão apontou para ele, que, agora, também estava assustado e extremamente pálido. Sentamos um de frente para o outro, nos perguntando se eu tinha matado alguém. Eu tentei culpar o proprietário do apartamento, a imobiliária, o síndico, o abandono do centro de São Paulo, mas estava realmente com medo de ter me tornado, de quatro minutos atrás até agora, um assassino. Como dizem os jornais da TV, homicídio culposo, quando não há intenção de matar, mas ainda assim, homicídio. Tocou o interfone e levamos a bronca do porteiro. Chegamos na esquina e nada, nem a janela estava mais lá. São Paulo é uma cidade viva, ela se cura sozinha, é um organismo complexo e de difícil entendimento. Enquanto procurávamos restos da janela, o cara do bar da esquina chegou perto e disse: “Foram vocês? Vocês deram sorte, viu? Caiu do lado de uma moça com um bebê no colo. Se cai nela, cês tão fodido!”. Tinha vidro num raio de 100m do epicentro da queda. Chegando no apartamento, brindamos o fato de eu não ter me tornado um homicida. É gostoso voltar ao controle. Agradeci a São Paulo por esquecer de mim em menos de dez minutos.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Gustavo (narração): Isso ocorreu no meu primeiro ano da faculdade. Depois disso, revivi a sensação de perda de controle infinitas vezes. Eu fiz jornalismo. No meu primeiro estágio, eu escrevia pra uma revista online de uma empresa de educação. Era um projeto não relacionado à empresa em si. Não falávamos de educação, mas de cultura. A esposa do dono da empresa acreditava que uma parte do lucro que o marido dela ganhava deveria ser investido em cultura, e assim surgiu a revista. Eram quase como mecenas. Acontece que esse cara era um babaca e tratava mal todos os seus funcionários e, não surpreendentemente, tratava mal a sua esposa. Um dia, ela cansou e pediu divórcio. No dia seguinte, ele cancelou essa palhaçada de revista cultural, que só fazia ele perder dinheiro. Fui demitido. Um dia antes, havia recebido elogios do meu chefe pelo meu desempenho. Falta de controle.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Gustavo (narração): Mas a sensação de descontrole bate forte mesmo quando lidamos com doenças. Quando somos crianças, poucas pessoas ficam doentes. Nossos pais e avós ainda são relativamente jovens. Depois, conforme envelhecemos, eles envelhecem também. A diferença é que nos tornamos adultos e eles se tornam velhos. E velhos ficam doentes. O mais assustador do câncer é exatamente a falta de controle que temos sobre ele. Um fumante, daqueles que fumam dois maços por dia, pode nunca ter câncer de pulmão, enquanto a pessoa mais saudável do mundo pode desenvolver esse câncer aos 30 anos de idade. Estatisticamente improvável, mas possível.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Gustavo (narração): O câncer é, basicamente, um erro na divisão celular. Por algum motivo, a divisão não para e as células ficam se multiplicando sem parar. Isso vai gerando um acúmulo de tecido, o tumor, que passa por cima de tudo: nervos, vasos, órgãos. Se uma dessas células descontroladas entra na corrente sanguínea e migra para outro órgão: metástase. Aí, a coisa complicou de vez. A cada segundo, milhões de células do nosso corpo estão em divisão. Os tecidos do nosso organismo se regeneram assim. Se uma dessas divisões falha, câncer. Quando a gente inala a fumaça numa tragada de cigarro, o calor que entra no nosso sistema respiratório mata várias células da garganta, da traqueia e do pulmão, e elas precisam se regenerar. Esse é um dos motivos pelo qual o cigarro é um fator de risco para o câncer. Forçamos mais divisões celulares para regenerar essas células perdidas e isso aumenta as chances de alguma célula, nesse processo, falhar, e a divisão continuar ocorrendo. Quando a radiação ultravioleta emitida pelo Sol atinge nossa pele, acontece a mesma coisa, destruição das células da derme. Elas precisam ser repostas e voilá! Quanto mais divisão, mais chances de dar merda. Foi assim que o meu tio teve um câncer de pele. Raios ultravioleta passearam 150 milhões de quilômetros entre o Sol e a rua onde o meu tio passeava diariamente, e destruíram células epiteliais de sua pele. Seu organismo resolveu repô-las e algum problema na divisão celular fez surgir milhões de células inconvenientes. Uma delas migrou para a corrente sanguínea e o corpo todo começou a ser engolido por um tecido que se desenvolvia sem parar. É assustador pensar que, nesse exato momento, nós somos palcos de divisões celulares que podem dar merda, né? Pois é. Quanto mais crescemos, mais percebemos que estar no controle é uma ilusão.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Gustavo (narração): Até a Revolução Industrial, o homem nunca esteve no controle das coisas. Se fazia noite, o homem dormia, porque não dava pra fazer nada no escuro. Se era inverno, o homem não plantava e usava o estoque das outras estações. Se existia uma montanha, o homem tinha que passar por cima, ou não chegar do outro lado. Depois da Revolução Industrial, se a gente quer chegar do outro lado da montanha, a gente explode a montanha. Atravessamos túneis. Perdemos a noção do dia e da noite na internet, ou numa balada, ou lendo um livro. Passamos frio em noites quentes, por causa do ar condicionado. Plantamos no verão ou no inverno. Na verdade, nem plantamos. Compramos enlatados com produtos plantados sabe-se lá onde ou quando. Somos mimados pós-industriais e queremos sempre estar no controle. Antes, eu achava que maturidade era desenvolver controle sobre o que nos cerca. Hoje, eu vejo diferente. Maturidade é aceitar que não existe controle, que tudo é aleatório. Nossa evolução de aminoácidos boiando em água até seres extremamente complexos é pura aleatoriedade. O fato de eu poder estar, agora, num fim de semana, confortável, gravando essa história e não sendo explorado em algum lugar afastado do planeta é aleatoriedade. Não morrer atingido por uma janela, no centro de São Paulo, é aleatoriedade. Não ter desenvolvido câncer de pele ou de pulmão é aleatoriedade. E reconhecendo a aleatoriedade, eu passei a ver o mundo de uma forma diferente. Antes, onde eu via conquistas, hoje eu vejo sorte. Somos sortudos e temos orgulho dessa sorte, como se tivéssemos lutado para alcançá-la. Tem um filme do Woody Allen que começa com uma frase, “Eu prefiro ter sorte do que ser bom”. Quando eu vi pela primeira vez, concordei bastante. Agora, mais velho, eu acho que ser bom é, também, questão de sorte.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Gustavo di Lorenzo é jornalista, apaixonado pela escrita e por política. Quando eu ouvi sua história pela primeira vez, na hora, já adorei, por conta do estilo meio Chuck Palahnyuk. Não à toa, fiz questão de usar a trilha sonora do Clube da Luta aqui. Então, obrigado, Gustavo, por nos presentear com suas neuroses.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Ato 3, “O dito e o não dito”. Eu sempre quis saber o que se passa na cabeça de um psicólogo, quando ele atende alguém, especialmente em sessões de análise. Afinal, é conhecido que, através de conversas, eles devem se esforçar muito e tentar fazer os diagnósticos de seus clientes para, em seguida, fazer com que eles cheguem às mesmas conclusões. Nessa  crônica, o psicólogo Pablo de Assis nos abre uma pequena janela sobre este enigmático mundo dos médicos da alma.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Pablo (narração): Logo no começo da semana, eu recebo um email de alguém querendo se consultar comigo. Ele não dá muitas informações, mas faz várias perguntas como quanto é que eu cobro, como funciona uma psicoterapia, e se eu teria algum tempo, já nessa semana, pra poder vê-lo. Eu respondo que muitos desses detalhes eu prefiro explicar pessoalmente, e sugiro marcarmos pra quinta-feira, às 16h, e ele concorda. Por questões éticas, não vou contar detalhes do seu caso, que posso comprometer sua identidade, caso alguém que o conheça esteja ouvindo esse relato. Mesmo que tenha se passado bastante tempo, ainda precisamos manter o sigilo, para a proteção da integridade dos nossos pacientes.

Pablo (narração): E conforme o combinado, ao sair com o paciente das 15h, ele já estava me esperando do lado de fora do consultório. Nos apresentamos formalmente, e pedi que me acompanhasse. Indiquei a poltrona confortável, onde meus pacientes costumam sentar, enquanto me direciono pra minha poltrona mais simples, bem em frente à dele. Fecho a porta e ele, já sentado, começa a dizer que era a primeira vez que ele procurava um psicólogo, que não saberia por onde começar. “Olha, não se preocupa.” Eu respondi, com calma. “Eu tô aqui pra te ajudar. Você pode começar dizendo o que que te traz aqui. Por que você procurou a psicoterapia?”

Pablo (narração): Então, ele começa a falar. De cara, ele já explica o motivo de ele procurar ajuda. Ele possui dificuldade de falar com outras pessoas. Ele… ele ga… ga… Ele gagueja. Sua voz (Pablo pigarreia)… a sua voz some e ele fica rouco. Ele (Pablo pigarreia de novo)… Ele se… (Pablo respira fundo, sonoramente)… Ele se esquece das palavras. E quando isso acontece, ele muitas vezes não sai de casa, evita contatos sociais. E por conta disso, ele já perdeu várias oportunidades em sua vida. Eu pergunto que tipo de oportunidades ele deixou passar, e ele conta, por exemplo, que geralmente consegue marcar entrevistas de empregos, mas que, no dia da entrevista, acorda sem voz e, por isso, não vai. Por conta disso, estava desempregado. Sua esposa era quem trabalhava e pagava as contas de casa.

Pablo (narração): Aproveito a deixa e peço pra ele me contar sobre a sua família. Esse é um recurso muito utilizado em psicoterapia, quando o paciente se foca bastante no seu problema e não consegue falar sobre outras coisas. Na terapia mesmo, eu não tô procurando saber o que ele sabe sobre o problema. Eu tô tentando encontrar padrões de vida. Seu problema vai ser só mais uma manifestação do seu padrão geral de vida. Se eu posso conhecê-lo como ele é em outros ambientes, posso compreender como ele é, também, nos ambientes onde o seu problema aparece. Ele, então, começa a falar sobre sua família. Diz que tá casado há cinco anos e que é muito feliz em seu casamento. Ele diz também que é o caçula e tem três irmãos e uma irmã, a mais velha dos cinco. Também conta que é muito próximo ao seu pai. Pergunto sobre a sua mãe e ele simplesmente responde, “ela morreu há cinco anos, de câncer, mas nós éramos muito próximos e sempre tivemos uma relação muito boa entre todos lá de casa.”

Pablo (narração): Há cinco anos ele era casado, há cinco anos sua mãe faleceu. Seria só coincidência, ou teria algo mais que aconteceu há cinco anos que pudesse ter a ver com a sua dificuldade de falar? Eu aproveito e volto a perguntar sobre o seu problema, se ele se lembra desde quando ele tem essa dificuldade de falar. Se era na infância, ou se era uma coisa recente. “Sabe, eu nunca parei pra pensar a respeito”, diz ele, “mas nem sempre foi assim. Quando eu era criança, eu falava bastante, eu era muito extrovertido.” Extrovertido. Esse é um termo que saiu dos consultórios psicológicos e caiu na boca do povo, que fala muita coisa e não diz nada, ao mesmo tempo. Esse é um claro exemplo do que um colega meu, psicoterapeuta e professor de Psicologia, chama de “termos esotéricos”. Ou seja, palavras que se referem a experiências cotidianas ou individuais, rotuladas como elementos ou substâncias que não fazem parte da nossa realidade. E nós, psicólogos, estamos cheios deles. E, aparentemente, os pacientes também.

Pablo (narração): Ele, então, continua, “mas eu acho que isso começou quando eu tinha uns 20 ou 22 anos.” “E o que que tava acontecendo na sua vida, nessa época?” “Bom, eu tava na faculdade”, ele responde. “Mas eu tive que parar porque minha mãe ficou doente, e eu parei pra cuidar dela. Ela morreu em pouco tempo, mas não voltei a estudar. Por conta da doença dela, eu resolvi apressar o casamento, pra que ela pudesse assistir também. Pelo menos deu tempo.” Bom, então a minha hipótese parecia estar certa. Com mais uma nova informação: na mesma época que ele começou a ter problemas com a fala, ele enfrentou a doença da mãe, se casou e, ainda por cima, largou a faculdade. Possivelmente, seu problema estaria ligado a alguma coisa que aconteceu nessa época, ou com a forma que ele acabou lidando com tudo isso.

Pablo (narração): Eu resolvo ajudar. E um dos elementos que me deixa mais motivado é o fato do seu sintoma ser físico. Algo que nós, psicoterapeutas, chamamos de “somatização”, mais um daqueles termos esotéricos que a gente usa bastante, mas que, basicamente, apontam pra um sofrimento no corpo que não é causado por uma doença biológica. E quando a somatização acontece, é ao mesmo tempo excitante e assustador pro terapeuta. É excitante porque, em um caso de somatização, podemos ver boa parte da literatura clássica sendo aplicada na prática. Aqueles casos que só líamos nos livros e nos estudos dos autores de outrora agora aparecem materializados na nossa frente. Mas é assustador justamente porque estamos vendo uma manifestação de um quadro clínico que não é fácil de lidar. Esses mesmos estudos nos contam que, quando um paciente somatiza, ou seja, quando o seu sintoma torna-se físico, confundível até mesmo com um sintoma orgânico com causa biológica, é porque os recursos simbólicos e mentais estão esgotados, e agora é o corpo, como último porta-voz do sujeito, que está falando por ele. Nossa dificuldade está em entender a mensagem dita pelo corpo.

Pablo (narração): Inicialmente, eu fico animado em poder tratar um caso tão próximo aos casos clássicos e, ao mesmo tempo, tenho medo de ser algo muito mais complicado do que eu pudesse lidar. O paciente só tem uma preocupação, ele não quer se expor. Desde que ele começou a ter problemas com sua fala, segundo ele mesmo, ele ficou mais introvertido. Pergunto o que isso queria dizer, e ele responde, “introvertido? Sabe, eu fiquei tímido, com medo de falar com os outros, não sei nem por que eu tô falando isso com você. Minha esposa é a única pessoa com quem consigo conversar.” Eu digo que uma das ferramentas que temos pra  terapia é o que chamamos de “sigilo profissional”. Ou seja, tudo que é falado no consultório fica no consultório. Da mesma forma que eu não podia levar pra fora nada do que ele me dissesse, ele não poderia falar nada do que acontecesse lá dentro praninguém. Isso é importante pra que o nosso trabalho não sofra contaminações, para que o progresso que a gente possa ter lá dentro não saia pela porta que ficou entreaberta, ao expormos nossos segredos pra outras pessoas. Ele entendeu e concordou, satisfeito.

Pablo (narração): O paciente passa a vir religiosamente, toda quinta-feira, às 16h. E conversamos durante uma hora a cada encontro. Toda semana, ele aparece e, toda semana, ele traz questões sobre a sua vida. Ele me conta que está desempregado há dois anos, vivendo basicamente a partir do salário da esposa. Ele, de vez em quando, ajuda na empresa de um dos irmãos, com bicos eventuais, o que complementa a renda e dá condições, inclusive, de pagar a terapia. E ele sempre me fala sobre sua família. Ele não tem filhos, mas é muito próximo de seus sobrinhos e, muitas vezes, por ele não trabalhar, cuida das crianças. E sempre está junto ao seu pai aposentado, pois toda semana o visita e o ajuda em casa. “Mas e a sua mãe?” “Ela morreu”, repetia. “Mas eu sempre tive um bom relacionamento com ela.” Semana vai, semana vem, as histórias se repetem. Eu falo pra ele que, se ele quiser, ele pode trazer também alguns sonhos. Eu falo isso pois, quando o paciente não sabe o que falar, geralmente seus sonhos sabem. Os sonhos podem apresentar outras imagens e metáforas pra coisas que ele tá vivendo, mas não está percebendo. Quem sabe, nos sonhos, eu posso perceber alguma coisa nova. Alguma nova informação que ajude a construir seu padrão de vida.

Pablo (narração): E ele traz seus sonhos. E seus sonhos trazem seus relacionamentos com seus familiares, todos eles. Ele traz sonhos com a esposa, traz também sonhos com seu pai, tem também sonhos com seus irmãos, cunhados e sobrinhos. Mas sua mãe insistia em não aparecer. Comento com ele sobre isso. “Olha, eu acho estranho você falar tanto sobre a sua família, e seus sonhos sempre trazerem elementos sobre sua família. Mas, por mais que você diga que tem boas memórias de sua mãe, ela quase nunca aparece nas suas narrativas.” “Mas por que ela deveria aparecer? Ela morreu, não? Eu só tenho boas memórias mesmo. Eu nunca tive problemas com ela, e a gente era muito próximo.” E sempre quando eu chego nesse ponto, quando acho que estou avançando na compreensão do problema, eu volto pra trás. Caso ele reconheça algum tipo de problema com sua mãe, talvez eu pudesse trabalhar com isso.

Pablo (narração): Nesse momento, sem saber o que fazer, eu converso com outro psicólogo, amigo meu, sobre o caso, mesmo correndo o risco de quebrar o sigilo profissional. Mas não sabia mais por onde prosseguir. Falo com ele, então, do segredo que meu paciente me confiou. E ele, então, confirma a minha hipótese, complementando que, se ela morreu antes dele poder falar alguma coisa com ela, antes de revelar algum segredo importante, esse trauma podia ter feito ele ter dificuldade de falar qualquer outra coisa, a partir de então. Trauma. Mais uma palavra esotérica que fala muita coisa, mas não explica nada. Como o fato dele não ter falado com sua mãe pode impedi-lo de falar com outras pessoas? Seria isso uma culpa não trabalhada, um desejo reprimido? E, de novo, caímos nas explicações esotéricas. O que pode ter acontecido com ele? Aliás, o que ainda está acontecendo com ele, que vem acontecendo há cinco anos, que o atrapalha até hoje a falar?

Pablo (narração): Semanas tornam-se meses, e chegamos a quase um ano de psicoterapia. Pontuo pra ele que, nesse tempo, por mais que ele contasse todas as vezes que ele teve dificuldade de falar com outras pessoas, durante os nossos encontros semanais, ele raramente gaguejava ou ficava rouco durante a terapia. Um dia, inclusive, Ele se atrasou e disse que isso aconteceu porque, naquela manhã, ele estava sem voz e, por conta disso, ele achava que não conseguiria falar. Mas ele foi mesmo assim, e não teve problemas de fala naquela sessão. Isso só confirma o que já sabíamos, seu problema de fala era psicológico. Situações diferentes provocavam os seus sintomas, as suas somatizações, que iniciaram depois de adulto. Mas o que estaria por trás disso? Ainda não sabíamos.

Pablo (narração): Eu ainda estava achando que tinha alguma coisa com a relação dele com a sua mãe. Um prenúncio de um complexo de Édipo mal resolvido. Mas tudo que ele trazia apontava que aquele padrão edipiano clássico, do desejo amoroso com a mãe e do desejo de morte do pai, nunca aconteceu ou, ao menos, não aconteceu da forma clássica. Afinal, ele era próximo de seu pai, e era sua mãe que havia morrido. Então, novamente, a teoria não disse nada que pudesse ajudar. Esses momentos de frustração são muito mais comuns do que imaginamos. Aprendemos uma série de teorias na faculdade, Mas temos que aprender  também que, na prática, a teoria é outra. Temos expectativas que não são realizadas, levantamos hipóteses que não se confirmam. E talvez um dos maiores aprendizados que podemos ter é que, frequentemente, estamos errados e que isso faz parte do processo. Saber onde está o erro é poder eliminar um caminho que não nos leva aonde precisamos ir.

Pablo (narração): Aprendemos também várias técnicas pra ajudar nossos pacientes. Aprendemos as melhores formas de acolher o sofrimento do outro, de mostrar que, mesmo estando lá só por uma hora por semana, aquele consultório é um lugar seguro. O que a gente chama de “setting terapêutico”. Aprendemos também que uma das formas de deixar esse lugar seguro é garantir a privacidade das informações, e que ali tudo o que é dito torna-se segredo. Apesar de a Psicologia, que baseia essas práticas, ser científica, deixamos isso de fora, para garantir o conforto e a confiança da outra pessoa. De um ponto de vista acadêmico, isso acaba sendo mais uma grande frustração. Não poder compartilhar seus achados, sucessos e fracassos com a comunidade científica. Mas pro processo com o paciente, isso é essencial. Apesar dessas frustrações, uma das nossas motivações é tentar compreender os padrões de vida. Um dos objetivos da ciência é encontrar padrões e os psicoterapeutas procuramos esses padrões.

Pablo (narração): Aprendi que os padrões das teorias nem sempre são reais. Mas os padrões dos pacientes são. Os sintomas somatizados são, sim, formas de vivermos algo necessário de forma necessária, pois se não vivermos o sofrimento de forma simbólica, nosso corpo vive isso por nós. Nossas escolhas trazem consequências. Nossas vivências trazem marcas. E os sintomas podem ser visões como essas consequências, como essas marcas. O grande problema é o reconhecimento disso. Que para podermos mudar nossos padrões de sofrimento, devemos mudar principalmente o nosso padrão de escolhas. E era esse padrão que eu estava vendo com meu paciente.

Pablo (narração): A sua dificuldade de fala estaria refletindo esse padrão de vida, esse padrão de escolhas. Mas ele não mostra dificuldade em falar nada comigo. E não encontramos relação entre os diferentes ambientes que poderiam provocar os seus problemas. Mesmo assim, não consegui ver outro padrão. Sua família estava presente, menos a sua mãe, que só aparecia como uma memória boa. Mas se eles eram tão próximos, essa imagem não deveria ser algo para além de uma boa memória? E o fato de acontecer a morte da mãe, o casamento, a saída da faculdade e o surgimento da somatização na mesma época seria só coincidência?

Pablo (narração): A minha insistência com esse padrão fez com que o paciente refletisse um pouco mais sobre isso, tentando ver se o padrão fazia sentido, se algo nessa relação toda pudesse ter a ver com seu problema de fala. E um dia, depois de várias reflexões, sonhos e insights que confirmavam que esse, de fato, seria o caminho, o paciente me pergunta, “por acaso, poderia o meu problema não ser ligado à minha mãe em si, mas sim ligado a alguma ideia relacionada a ela?” Isso é, de fato, mais comum. Os problemas externos não são, de fato, problemas com coisas do mundo em si, mas sim formas pessoais internas de lidarmos com esses problemas. Provavelmente alguma ideia, sentimento ou imagem pessoal relacionada a isso seria o mais plausível. Ele, então, olha pra mim com os olhos arregalados de espanto e diz, “eu acho que eu sei o que aconteceu! De fato, existe alguma coisa que aconteceu comigo que me fez ficar assim, mas que, até agora, eu não tinha feito a ligação entre os pontos.” “E o que aconteceu?” Eu pergunto, curioso. Ele diz, “eu não quero falar sobre isso. Eu jurei pra mim mesmo que eu nunca mais ia falar sobre isso.”

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): Pablo de Assis é psicólogo e, como vocês devem ter percebido, adora brincar com nossas expectativas. Também adora Jung e tem um milhão de podcasts, o que participa mais regularmente é o Papo Lendário e você pode conferir ele falando sobre mitos, religiões, Psicologia e outras coisas divertidas lá no site mitografias.com.br; onde o Papo Lendário é publicado.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

Ivan (narração): O Projeto Humanos é um podcast que visa apresentar histórias íntimas  de pessoas anônimas. Ele tornou-se possível graças à ajuda dos patrões do Anticast, que contribuem mensalmente para que nossos programas continuem acontecendo. As histórias desse programa foram produzidas por Wilton Santana, Gustavo di Lorenzo Vilas Boas e Pablo de Assis. Lembrando que eles são nossos possíveis colaboradores futuros, e seria muito bom que pudéssemos remunerá-los de alguma maneira. Portanto, se você acha que essa galera tem potencial, por favor, contribua no nosso Patreon, isso será essencial para uma maior periodicidade. O link para a contribuição está no post. E não esqueçam de comentar dizendo se gostaram das histórias, pois, assim, podemos melhorar nos programas vindouros. Feliz 2016 e que a sorte sorria para todos nós. Até o ano que vem, com mais crônicas.

(FADE IN E FADE OUT DE TRILHA SONORA)

FIM

Transcrição por Sidney Andrade e Mariana Diello. Edição por Sidney Andrade. Revisão por: Zé Roberto Frutuoso