CRÉDITOS, FONTES E AGRADECIMENTOS

31 de março de 2022

Altamira é a quinta temporada do podcast Projeto Humanos, e é o resultado de um trabalho de pesquisa de 3 anos liderado por Ivan Mizanzuk. Durante esse tempo ele teve a honra de contar com a ajuda de muita gente. Nada mais justo então do que citar algumas dessas pessoas.

 

CRÉDITOS

Essa temporada contou com o financiamento da Campside Media, produtora de podcasts dos EUA. O Globoplay licenciou sua distribuição.

Roteiro e pesquisa por Tainá Muhringer e Isabela Cabral. Colaboração especial de Ludmila Naves.

Verificação de informações, Isabela Cabral.

Bia Guimarães, do Laboratório 37, é a nossa maga na edição de som.

Trilha sonora composta por Felipe Ayres.

Marina Sequinel é responsável pelas decupagens, transcrições e produção da enciclopédia sobre o caso.

Maria Cecília Zarpelon, Sofia Magagnin e Mateus Stogmuller também ajudaram com decupagens e transcrições.

Agradecimentos especiais aos pesquisadores Rubens Pena Júnior, Paula Mendes Lacerda, Kátia Melo, Katiane Silva, Leonardo Barros e Antonio Umbuzeiro.

Isabela Mota foi a responsável por varrer os acervos do Brasil inteiro atrás de matérias de imprensa da época e depois organizar e catalogar tudo com perfeição. Ela contou com a assistência de Karina Paes, na pesquisa local em Belém, e também com a ajuda de Socorro Baia, da Coordenadoria da Biblioteca Pública Arthur Vianna.

O advogado Iggor Gomes Rocha, e a equipe dos escritórios Mendes & Lacerda Advogados e Vilela & Gomes Rocha, de São Luís – MA, nos auxiliaram na obtenção de arquivos.

A professora e pesquisadora Elisa Cruz, que também é defensora pública, foi a responsável por catalogar os autos do processo e nos ajudar a navegar por eles com tranquilidade.

A arte da temporada foi produzida por Saulo Mileti.

Larissa Bontempi e Leandro Durazzo foram responsáveis por traduções de materiais.

Cecília Flesch é a jornalista que dá voz às matérias impressas da época.

Anielle Casagrande ainda está resolvendo inúmeros pepinos aqui no site projetohumanos.com.br, cuidando do seu design e programação.

 

Um agradecimento especial para as famílias de Altamira e outros estados que aceitaram conversar conosco e dividir suas duras histórias. Todas possuem nosso profundo respeito e gratidão por terem aceitado falar conosco.

Algumas pessoas se recusaram a nos conceder entrevista e/ou não retornaram nossos contatos. De forma a preservar seus interesses, preferimos não citá-los aqui. De qualquer maneira, caso algum dos citados nos episódios tenha vontade de ser ouvido, pedimos por gentileza que nos contate pelo email contato@projetohumanos.com.br

 

 

CRÉDITOS DE MATÉRIAS DE TV

Vários episódios contém áudios de matérias de TV que foram obtidos em fitas VHS que estavam anexadas ao processo. Há matérias de emissoras ainda ativas, como a Rede Globo e SBT, e também de emissoras já fechadas, como Rede Manchete. Tendo em vista o papel fundamental da imprensa na construção do caso, o uso de tais materiais (especialmente os anexados no processo) tornou-se imprescindível. Outros vídeos foram obtidos através de arquivos pessoais espalhados no YouTube e acervos pessoais de envolvidos que gravaram matérias em fitas VHS. Sempre que possível, as fontes originais estarão citadas no post do episódio em que a matéria foi utilizada.

O uso de tais materiais tem como base o Art. 46 da Lei de Direitos Autorais – Lei 9610/98, Inciso III, sendo: “[Não constitui ofensa aos direitos autorais] a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra”.

Por conta disso, buscamos citar, na medida do possível, as fontes das matérias e incluímos no post ou aqui nesta seção. Tomamos todo o cuidado possível para evitar situações assim, mas entendemos que descuidos acontecem. No eventual caso de não creditarmos alguma das fontes usadas e o detentor dos direitos sentir-se lesado, colocamo-nos à disposição para indicar a fonte original.