A terceira temporada do Projeto Humanos, O que faz um Herói?, serviu para coroar todos os que passaram pelo treinamento que os interessados em produzir podcasts storytelling começaram no final de 2015. Se nos programas de Crônicas eles exercitaram como contar uma história através de suas próprias vozes, nesta etapa eles desenvolveram a habilidade de trabalhar com as vozes de outros personagens. 

Em princípio, não havia nenhuma exigência sobre o tema que deveriam seguir. Contudo, quando chegou o momento de entregarem seus episódios para que eu pudesse dar um feedback, notei como o tema do heroísmo parecia ser uma constante. Essa unidade conceitual foi o que me motivou a montar uma temporada apenas com as histórias deles. Todos toparam e o público do Projeto Humanos foi brindado com algumas das histórias mais poderosas que já passaram por aqui. Foi um acaso mais do que bem-vindo.

Fica aqui o meu agradecimento aos 6 "sobreviventes", que aguentaram até o final do treinamento: Gustavo Di Lorenzo, Pablo de Assis, Isabela Cabral, Pedro Ferrari, Joviana Marques e Diogo Braga. Obrigado pelos presentes e espero poder contar com vocês na produção de futuras histórias.


Ivan Mizanzuk é professor universitário de Curitiba-PR. É co-autor do livro Existe Design?, autor do romance de terror Até o Fim da Queda, idealizador dos podcasts AntiCast e Projeto Humanos. Já publicou alguns textos no portal B9, dá cursos de storytelling, já foi designer e hoje acha que é mais fácil ser chamado de jornalista (pelo menos até as pessoas saberem o que é um podcaster).